sábado, 13 de março de 2010

UM MARÇO DE TEATRO 2010



Hoje iniciando o programa "UM MARÇO DE TEATRO" por vontade dos artistas que fazem o teatro de Rua em Pernambuco, programa que tem o propósito de celebrar o teatro, culmina no dia 27 de Março - Dia Mundial do teatro e do circo, com uma grande caminhada cultural no centro do Recife. Destacando a participação de artistas, grupos de teatro de rua, artistas circenses, com seus malabares, pernas de pau, show de pirofagia, as bailarinas e os maravilhosos palhados que encanta, por muito tempo, com sua magia, milhares de crianças, conduzindo-o a um mundo mágico e de rara beleza, não perdendo a real situação em que nos encontramos.
O UM MARÇO DE TEATRO é uma realização do Movimento de Teatro Popular de Pernambuco - MTP-PE, com a parceria da Associação de Teatro de Olinda - ATO, vamos às ruas de Recife e Olinda, com o intuito de celebrar e comemorar o nosso fazer teatral. Aproveitar a oportunidade para dizer sobre a falta de valorização e poucos incentivos para artista popular, que atualmente em Pernambuco exerce um papel importante dentro da cadeia cultural produtiva. "temos o privilégio de chegar mais próximo da platéia permitindo o olho no olho, dizendo a realidade nua e crua, transportando o espectador a pensar e refletir"
O UM MARÇO DE TEATRO acontece nos Bairros de Olinda e Recife, conforme programa acordado com partes integrantes do MTP-PE e a ATO e é a seguinte:
DIA 13.03.2010 - Grupo Amanhã Eu Digo o Nome - se apresenta com o espetáculo: Quem Tem Presa Como Cru, no Alto da Mina - Olinda, 19h.

DIA 18.03.2010 - Grupo de Teatro COQUEARTE, se apresenta Praça Joana Bezerra, 19h.

DIA 20.03.2010 - Grupo de Teatro Popular Vem Cá Vem Vê, se apresenta com o espetáculo: Quem Ensinou o Diabo a Amassar o Pão, na Vila Burity, Casa Amarela, 19h.

DIA 23.03.2010 - Arteiros, se apresenta com o espetáculo: O Boi às Avessas, na Associação dos Moradores dos Amigos do Jatobá, Olinda, 19h.

DIA 24.03.2010 - Ifá-Rhadhá de Art´Negra e os Poetas do Improviso, se apresenta com o espetáculo: Exaltação à Negritude, na Ibura, Recife, 19h.

DIA 25.03.2010 - Grupo de Teatro DRÃO, se apresenta com o espetáculo: A Quase Morte de Zé Malandro, Praça Central de San Marim, 19h.

DIA 26.03.2010 - POESIS e os POETAS DO IMPROVISO, se apresenta no Alto José do Pinho, Recife, 19h.

DIA 26.03.2010 - Acontece JORNADA D´APELOTEATRO, Olinda, 08h. Concentração de artistas e grupos (Arteiros, Amanhã Eu Digo o Nome, Poesis, Poetas do Improviso, Ifá-Rhadha de Art´Negra, Eu Teatro, Coquearte, Drão, Vem Cá Vem Vê), em frente da Prefeitura de Olinda, partindo em cortejo na direção ao Teatro Popular do Bonsuceso, onde acontece manifestação com teatro, canto, performance, poesia, dança.

DIA 27.03.2010 - Acontece CORTEJO CULTURAL, Recife, 14h. Concentração em Frente do Teatro do Parque, Rua do Hospício, Recife.