domingo, 11 de maio de 2008

28 ANOS DE EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA

GRUPO DE TEATRO POPULAR VEM CÁ VEM VÊ

Comemorar é sempre bom, melhor ainda quando esta comemoração é do GRUPO DE TEATRO POPULAR VEM CÁ VEM VÊ um dos grupos precussores do MOVIMENTO DE TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO, são 28 anos de existência e resistência. Lá na Vila Buriti - Casa Amarela, bairro da cidade do Recife, o grupo surgiu em 1980, com bastante determinação e perseverança de jovens estudantes da comunidade, com o proposito de fomentar e disseminar ações culturais, através do teatro de rua, levando a população a reflexão sobre o direito do cidadão.
Um mundo melhor é possivel basta que o povo faça sua parte em não agredir e danificar o espaço cultural onde vivemos, mais isso depende de uma séries de fatores que o povo precisa descobrir e indentificar e a partir das abordagens e intervenções, principalmente com os vários grupos de teatro popular como o GRUPO DE TEATRO POPULAR VEM CÁ VEM VÊ é possível criar e acelerar o pensamento crítico da população. Tarefa difícil por considerar que temos como poderosos adversários os meios de comunicações de massa que seduz o povo com falsas propagandas e promessas , atualmente se torna mais poderosa ainda porque os investimentos necessários para intensificar os vários instrumentos compromissados com a educação de boa qualidade, educação popular levando para lado positivista, são cada vez mais escassos. Falta vergolha, moral, seriedades dos governantes em contribuir com propostas e encaminhamentos que propicie avançar enquanto cidadões brasileiros, com dignidade fazendo jus aos espíritos de alguns "BRAVOS GUERREIROS" de nossa história pátria.
Zumbi dos Palmares, Antonio Conselheiro, João Cândido Filisbeto "O Almirante Negro"
Nós que fazemos o Movimento de Teatro Popular de Pernambuco nos sentimos orgulhosos porque existe o Grupo de Teatro Popular Vem Cá Vem Vê em pleno movimento, com novo vigor, continuando a jornada de preservar os bons costumes e tradições do nosso povo, ficando gravado na história do TEATRO DE RUA DE PERNAMBUCO já é considerado um ícono de nossa história.
A festa realizada no dia 10 de Maio de 2008, ontem, com muito teatro na rua e bastante convidados, numa comunidade onde após o surgimento do grupo foi onde o mesmo fez sua primeira apresentação, comunidade da Guabiraba, foi e será um marco na história, tanto do grupo como do Movimento de Teatro Popular de Pernambuco. Como percebemos nas imagens em plena atuação e cumprindo o seu objetivo, dentre as 20 peças produzidas no decorrer de sua existência o grupo tem trabalhado ultimamente as seguintes: "QUEM ENSINOU O DIABO A AMASSAR O PÃO" já é o clássico do grupo, seguindo por "O BOI DOIDÃO" e "TAGUAMA" este último vem trazer com muita propriedade e profundidade as questões que permeia a degradação do meio ambiente.
O Grupo de Teatro Popular Vem Cá Vem Vê atualmente conta com a participação dos companheiros Ana Paula Cordeiro, Andreza Cavalcanti, Alexandre Menezes, Charles Medeiros, Cleiton Ornan, Igor Amaral, Fábio Cavalcanti, Jonatas Lima, Kamila Leão, Lucas José e Rodrigo Torres. Por isso temos que celebrar junto com o Grupo de Teatro Vem Cá Vem Vê o frescor e o vigor do TEATRO DE RUA. DANDO VIVA SEMPRE QUE POSSÍVEL A TODOS OS ARTISTAS DA RUA.